quinta-feira, 14 de agosto de 2008

"Cha de panela"

Chá de panela

Hermeto foi na cozinha pra buscar o instrumental
Do facão à colherinha tudo é coisa musical
Trouxe concha e escumadeira, ralador, colher de pau
Barril, terrina e peneira, tudo é coisa musical
Me convidou p'ra uma pinga
Meu não pesou com dó, piscou um olho só
Disse que eu tiro da seringa
Que homem que não bebe e nega mocotó acaba quenga em vez de Guinga
Se veste de filó, afrouxa o fiofó
E o ferrão já nem respinga encolhe feito um nó, e vai ficar menor
Assoprou numa chaleira, bateu numa bacia
Jesus, Ave Maria, era uma sinfonia
Secador e geladeira entraram no compasso
Dançou a farinheira, saleiro no pedaço
E tudo era coisa musical funil mandando "oi!", fogão gritando "au!"
Fez um chocalho de arroz
E outro de feijão
No talo do mamão soprou a flauta que eu já vi tocar mais doce, irmão, direto ao coração
Assoprou numa chaleira, bateu numa bacia
Jesus, Ave Maria, era uma sinfonia
Secador e geladeira entraram no compasso
Dançou a farinheira, saleiro no pedaço
Nesse chá de panela é que eu senti a vocação
De que música é tudo que avoa e rasga o chão
Foi Hermeto Paschoal que, magistral, me deu o dom de entender que do lixo ao avião em tudo há tome que até penico dá bom som
Se a criação é mais, se o músico for bome que até penico dá bom som


Cha de panela (Guinga & Aldir Blanc) - Leila Pinheiro(1996)
Download

Cha de panela (Guinga & Aldir Blanc) - Vocalise(2003)
Download

Nenhum comentário: