Quanta saudade tu terás deste torrão
Da casinha pequenina de madeira
que nos enche de carinho o coração
Que saudades ao nos lembrarmos das promessas
que fizemos constantemente na capela
Pra que Deus nunca deixe de olhar
por nós da malandragem e pelo morro da Favela
Vê agora a ingratidão da humanidade
E o poder da flor sumítica, amarela
que sem brilho vive pela cidade
impondo o desabrigo ao nosso povo da Favela
Minha cabocla, a Favela vai abaixo
Arruma as "troxa", vamo embora pro Bangú
Buraco Quente, adeus pra sempre meu Buraco
Eu só te esqueço no buraco do Caju
Isto deve ser despeito dessa gente
porque o samba não se passa para ela
Porque lá o luar é diferente
Não é como o luar que se vê desta Favela
No Estácio, Querosene ou no Salgueiro
meu mulato não te espero na janela
Vou morar lá na Cidade Nova
pra voltar meu coração para o morro da Favela
Contratado pelo prefeito Prado Júnior, o urbanista Alfred Agache elaborou, em 1927, um extenso plano de remodelação da cidade do Rio de Janeiro, que incluía a demolição do morro da Favela, situado próximo da zona portuária. Muito discutido pela imprensa, o projeto inspiraria o samba “A favela vai abaixo”, no qual Sinhô protestava contra a ameaça de desabrigo dos moradores: “Minha cabrocha, a Favela vai abaixo / quanta saudade tu terás deste torrão / (…) / vê agora a ingratidão da humanidade / (…) / impondo o desabrigo ao nosso povo da Favela”.
Contava o poeta Luís Peixoto que o compositor, valendo-se de sua popularidade, chegou a pedir a um ministro de estado sua intercessão junto ao prefeito para que a demolição não se realizasse. Sendo uma das melhores melodias de Sinhô, “A favela vai abaixo” foi destaque numa revista teatral de nome idêntico.
Contrastando com a pesada versão original de Francisco Alves a composição ganhou uma graça especial, bem mais fiel ao estilo do autor, na gravação realizada por Mario Reis, em 1951 (álbum de três discos sobre Sinhô, com preciosos arranjos de Radamés Gnattali). Isso leva a crer que, na dupla formada pelos dois cantores, nos idos de trinta, foi benéfica a influência de Mario sobre Chico, ajudando-o a se desfazer do ranço operístico, incompatível com a interpretação de sambas como este.
"Extraído do site Cifrantiga"
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