sexta-feira, 2 de outubro de 2009

"Um grito parado no ar"

Um grito parado no ar (Toquinho & Guarnieri) - Ana de Hollanda(1980)
clique aqui!

Um grito parado no ar (Toquinho & Guarnieri) - Toquinho(1973)


A CANÇÃO CONTADA


Texto de Gianfrancesco Guarnieri, vinculado ao teatro de resistência, produzido por Martha Overbeck e Othon Bastos, em encenação de Fernando Peixoto. Um dos primeiros espetáculos que conseguem furar o cerco da Censura em plena ditadura, por meio de uma linguagem metafórica, que revela o inconformismo e a rebeldia característicos do período.

O espetáculo estreia quase simultaneamente a "Botequim", outro texto de Guarnieri, configurando as primeiras incursões do autor por um estilo figurado no qual se fazem referências indiretas à situação social e política do Brasil.

"Um grito parado no ar" reflete o momento difícil que a dramaturgia atravessa, desejosa de discutir problemas sociais, mas obrigada a evitar alusões explícitas que pudessem levar ao veto da Censura. Num depoimento prestado na ocasião, Guarnieri admite que "são minhas primeiras incursões no reino das metáforas e dos símbolos. Eu penso que esta ginástica possa ser útil, no sentido de que nos obriga a mexer com a gente mesmo. [...] Ter de modificar a própria maneira de falar pode ser bom, no sentido em que a modificação traz a conquista de novos instrumentos".

A peça gira em torno de um grupo de teatro em seu processo de trabalho e ressalta as dificuldades que enfrentam dentro e fora dos palcos.

Enfocando três planos de realidade, o diretor Fernando Peixoto descreve a estrutura do espetáculo: as articulações existentes na encenação: "Um diretor e cinco atores procuram realizar um trabalho, enfrentando toda sorte de pressões externas; o trabalho está sendo minado por uma infra-estrutura repressiva, que provoca uma crise de conseqüências insuspeitas; a peça que este grupo está procurando encenar é mostrada através de cenas isoladas, mas nunca totalmente definida. [...] noutro plano estão os poucos momentos em que o diretor e atores conseguem vencer; são mostrados exercícios de interpretação, laboratórios e improvisações, discussões sobre os personagens. O espectador assiste ao processo de criação do ator. A mística do teatro é desnudada. [...] No terceiro plano estão as entrevistas com o povo, todas autênticas, gravadas nas ruas de São Paulo. Na peça dentro da peça seriam entrevistas realizadas para servirem de material de estudo para a criação de suas personagens".

A ação de "Um Grito..." se utiliza da alegoria, mostrar o teatro como um local onde se trabalha e se fabrica uma aparência da realidade. Quando despojado de tudo, resta ao grupo de artistas somente um uníssono grito final, símbolo da luta e também da sobrevivência em meio à opressão reinante.

"Texto extraído em 05/07/1973, por ocasião da apresentação da peça no Teatro Aliança Francesa - São Paulo - SP"

"Um grito parado no ar”, levada pela primeira vez, em 1973, em Curitiba, logo ganhou espaço nacional. Mas não foi filha única desse ano. Ao ser lançada junto com “Botequim”, outra peça inédita do autor, marcou a história do teatro brasileiro, pois era um período em que um acúmulo de problemas externos ao teatro desestimulava imensamente a tarefa de escrever. A retração dos autores brasileiros estava forte demais, e é nesse momento político em que o teatro se vê pressionado pela Censura, que Guarnieri a dribla e leva aos palcos de muitas cidades brasileiras duas peças. Guarnieri, em muitos de seus depoimentos e entrevistas, revelou que estas peças tiveram uma ou outra palavra cortada, uma ou outra expressão trocada, mas no fundamental a "coisa" ficou como foi escrita.

Guarnieri nos relata que estas obras foram suas primeiras incursões no reino das metáforas e dos símbolos; experiência interessante do ponto de vista artesanal, pois foi preciso superar dificuldades, não pela linha reta, mas dando voltas. “Foi a única colaboração realmente ‘legal’ da censura”.

Extraído de “UM GRITO PARADO NO AR – A METÁFORA DA RESISTÊNCIA”, de Maria Cristina Monteiro.



Um comentário:

Dimitri BR disse...

muito bom o blog! excelente seleção de repertório e - o que é mais raro - minuciosa atribuição de créditos. nessas comparações todos saem ganhando! :] abraço.